terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Gastrólitos

Gastrólitos

Raramente no nosso dia-a-dia somos confrontados com a palavra Gastrólitos, mas se escolhermos uma profissão ligada à ciência, esta ou outras palavras pouco habituais no nosso vocabolário quatidiano passam a ser usuais.

Gastrólitos significa| Pedras/de areia que os dinóssauros engolião.

Imagem tirada de (google imagens);
Informação dada pelo professor de Ciências Naturais.   

Os quatro tipos de Fossilização


Os quatro tipos de fossilização


     1º Temos a mumificação que significa- Neste processo de fossilização à preservação do organismo completo, sem alterações. No entanto com pequenas modificações. Nestes casos à uma conservação parcial ou total do organismo. A conservação é total quando o organismo é total e rapidamente envolvido por uma resina ou gelo que impede qualquer decomposição.

      Mamute conservado no gelo  


Inseto preservado no âmbar



2º Temos a mineralização os materiais orgânicos originais que compõem o ser vivo são substituídos por outros mais estáveis de origem mineral. Neste processo de fossilização são mantidos, com perfeição, as caracteristicas do organismo.    
Troncos de árvores petrificados


 3º Temos a moldagem neste tipo de fossilização as partes duras dos organismos (apesar de serem presistentes) acabaram por dezaparecer e deixaram nas rochas as suas marcas. No caso de peças oucas pode formarse simultaneamente um molde interno e um molde externo do organismo. As folhas tambem podem deixar marcas nas rochas a que chamam empressões.

Moldes internos e externos de amonites e trilobites


4º Temos as marcas são vistigios da atividade dos seres vivos nomeaadamnete no que se refere á lacamação (pegadas, à alimentação e escrementos) e à reprodução (ovos).
  Pegadas/Marcas de dinóssauros


Ovos de dinossauros

Escrementos fossilizados


Informação retirada de (escola virtual em CD do 7ºAno)

Imagens retiradas de (google imagens)




sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fossilização e petrogénese


 Fossilização e petrogénese




Se um corpo organizado for conversado ao abrigo do ar e sujeito a penetração por matéria mineral(Calcite e sílica em particular), quer as suas partes duras (ossos, conchas), quer as moles (tecidos) podem ser penetradas por essas matérias que substituem ou se depositam na sua sup.; poderá assim conservar a forma, e até a sua estrutura: e ter-se-á então transformar num fóssil. Muito raramente os corpos organizados se conservaram tal e qual; a sua composição foi quase sempre alterada; as suas moléculas foram substituídas, uma a uma (fenómeno de epigenia), por outras, mais suscetiveis de se conservarem por longo tempo. Frequentemente, o corpo desapareceu sem deixar outros vestígios a não ser as impressões, ou moldes, da sua forma exterior, por vezes da sua forma interna e, muito mais raramente, das partes moles.
O organismo ou seus restos são fossilizados pelo carbonato de cálcio, pela sílica, pelo fosfato de cálcio (ossadas de vértebras, dentes), pela pirite pelos óxidos de ferros, por vezes pelo âmbar ou pelo  asfalto. As plantas, contrariamente aos animais, são muitas vezes "encarbonadas". Acumulação de fósseis pode estar na origem da formação de rochas sedimentares tais como a cré, formada por cocólitos ou as lumachellas, constituidas por exemplo a partir de conchas de ostras e outros moluscos. As rochas calcárias (cujo mineral constitui essencial é a calcite) são, em parte, o resultado de depósitos fossilíferos. > calcário, sedimentação.

(LAROUSSE enciclopédia moderna)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pessoas Especialistas em Fosseis de Plantas

Pessoas Especialistas em Fosseis de Plantas






As plantas estão por trás da dinastia dos dinossauros. Sem plantas nunca teria havido herbívoros e a inexistência de herbívoros significa que não haveria carnívoros. As plantas chegaram mesmo a afetar os locais onde viviam os dinossauros - um dinossauro grande não podia esgueirar-se numa floresta densa.
Algumas plantas da Era Mesozóica continuam a crescer atualmente na Terra, mas a maioria delas não é avistada há milhões de anos. As pessoas que sabem tudo sobre plantas desaparecidas recebem o nome de paleobotânicos, como, por exemplo, Bruce Tiffney, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos EUA. Ele devota um interesse especial pelas plantas que os dinossauros comiam e pelos tipos de ambientes que as plantas criavam para os dinossauros. Tiffney estuda fósseis como esta folha de aveleira fossilizada para adquirir conhecimentos sobre as plantas desaparecidas do mundo dos dinossauros.


(Dinossauros-Circulos de Leitores)



Fossilização

Fossilização
(significado da palavra)


Ao conjunto dos fenómenos físicos e químicos que permitam a formação dos fosseis dá-se o nome de fossilização. 








Para que um determinado ser vivo fossilize tem de estar sob determinadas condições, nomeadamente não pode estar damasiado tempo exposto ao ar pois entra facilmente em decomposição. Para isso terá que ser rapidamente enterrado sob sedimentos ou noutro meio protetor uma vez qua a maioria da parte dos sedimentos se acomulam no mar ou em lagos, os fosseis de seres vivos marinhos são os mais abundantes.


Condições nessessarias para a formação de um fossil:

Proteção dos seres vivos do contato com o ar ou com água de modo a que a sua decomposição seja mais lenta, os sedimentos depositados devem ser finos e impermeáveis.
os organismos devem possuir "partes" duras como conchas, ossos, sementes ou troncos.



(Escola virtual em CD do 7ºano)

PALEONTOLOGIA

PALEONTOLOGIA
( significado da palavra)

Ciência que estuda os vestígios de seres vivos e da sua atividade em períodos passados

( Manual de Ciências Naturais "Planeta Terra" do 7ºano).



A história da terra pode ser descoberta pelo estudo das rochas e fóssseis.

GINGKO BILOBA, CELACANTO, NAUTLOS = FÓSSEIS VIVOS


Os fósseis são restos de seres vivos ( ossos, dentes conchas, folhas), que viveram há muitos anos ou vestígios da sua atividade ( ovos, pegadas, excrementos, tocas) que ficaram preservados em rochas. São muito importantes para saber o modo como evoluiram as espécies.

Rocha é um agregado de um ou mais minerais.

Existem três tipos de rochas:

Sedementares | Fósseis/ restos de seres vivos (calcário, conchas, etc.).
Metamórficas | Rochas que já sofreram alterações (xisto, rochas laminadas).
Magmáticas ou Ígneas | São o resultado da solidificação e consolidação do magma (lava).

(Escola Virtual em CD do 7ºAno)

BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE =)


BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE =)