Os quatro tipos de fossilização
1º Temos a mumificação que significa- Neste processo de fossilização à preservação do organismo completo, sem alterações. No entanto com pequenas modificações. Nestes casos à uma conservação parcial ou total do organismo. A conservação é total quando o organismo é total e rapidamente envolvido por uma resina ou gelo que impede qualquer decomposição.
Mamute conservado no gelo
Inseto preservado no âmbar
2º Temos a mineralização os materiais orgânicos originais que compõem o ser vivo são substituídos por outros mais estáveis de origem mineral. Neste processo de fossilização são mantidos, com perfeição, as caracteristicas do organismo.
Troncos de árvores petrificados
3º Temos a moldagem neste tipo de fossilização as partes duras dos organismos (apesar de serem presistentes) acabaram por dezaparecer e deixaram nas rochas as suas marcas. No caso de peças oucas pode formarse simultaneamente um molde interno e um molde externo do organismo. As folhas tambem podem deixar marcas nas rochas a que chamam empressões.
Moldes internos e externos de amonites e trilobites
4º Temos as marcas são vistigios da atividade dos seres vivos nomeaadamnete no que se refere á lacamação (pegadas, à alimentação e escrementos) e à reprodução (ovos).
Pegadas/Marcas de dinóssauros
Ovos de dinossauros
Escrementos fossilizados
Informação retirada de (escola virtual em CD do 7ºAno)
Imagens retiradas de (google imagens)
Sem comentários:
Enviar um comentário