O que eu vou falar agora é um excerto tirado de um livro dado ao meu irmão pelo natal de 2011.
Tempos primitivos
Pré-Câmbrico
O Pré-Câmbrico, também designado de Eozóico, compreende a maior parte da idade da Terra, nomeadamente 9/10. Dentro deste enorme período de tempo, que consta de 3 biliões de tempo, desenvolveram-se o mar e a terra. Formou-se uma atmosfera que viabilizou a vida à superfície da Terra.
Nos últimos anos, foram descobertas em várias parte da Terra rochas, que depois de análises e cálculos exactos foram estimadas em 3,8 biliões de anos. As mais antigas são de rochas sedimentares da África do Sul e da Gronelândia. Há muito poucos organismos fossilizados desse período. A maior parte consiste em plantas.
Nas rochas mais velhas, encontram-se essencialmente micro-organismos circulares e filiformes, como algas unicelulares, em rochas mais novas, algas azuis ramificadas e fungos primitivos. Estes forão encontrados em seixos de cálcario no Ontário e em rochas no Minnesota e na Grã-Bretanha.
Fosseis animais são muito escassos no Pré-Câmbrico. Existiram possivelmente só no fim deste período, sobretudo hidrozoários, artrozoário, fitozoários e medusas. Estes moluscos são dificilmente fossilizados e por isso raramente encontrados.