domingo, 23 de setembro de 2012

Grande expedição ás Berlengas

Grande expedição ás Berlengas
 
 
 
Natureza: Investigadores vão participar na maior expedição ás ilhas em 20 anos para melhorar o conhecimento da cartografia e das espécies.
 
A maior expedição  de cientistas dos últimos 20 anos ás ilhas das Berlengas , ao largo de Peniche, partiu no dia 17 de Setembro de 2012 a bordo do navio "Creoula" na expectativa de até dia 30 caracterizar a biodiversidade marinha existente.
 

 A campanha é promovida pela Estrutura de Missão pra a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), envolvendo cerca de 80 pessoas, entre mergulhadores, investigadores e estudantes universitários que, repartidos em dois grupos, vão fazer a cartografia e caracterização das espécies e habitats. "Nas Berlengas há muito por conhecer. Têm sido feitos estudos muito localizados , mas nºao existe um conhecimento extensivo do que existe essa falta de informação relativamente a um território tão rico em Biodiversidade como as Berlengas" disse à agência Lusa Frederico Dias coordenador do projeto M@rbis na EMEPC. 
 
O investigador lembrou que o arquipélago das ilhas das Berlengas é onde se concentra a maior diversidade de espécies da costa atlântica portuguesa, por beneficiar da aproximação ao canhão da Nazaré e, por isso, beneficiar de condições especiais em termos de correntes marítimas, e por estar na fronteira das águas mais frias e as mais quentes. As três ilhas que compõem o arquipélago possuem cerca de 400 espécies diferentes, entre peixes, esponjas, algas, gorgónias (espécie de Corais) e outros organismos, como ouriços ou estrelas-do-mar. os estudos vão ser feitos através de mergulhos a 35 metros de profundidade, sendo os cientistas acompanhados por mergulhadores.  
 
Retirado de (Diário de noticias)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário