segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Astronauta tira fotos impressionantes da Super Lua

Um astronauta da Estação Espacial Internacional colocou no Twitter fotos impressionantes da expressiva Super Lua que se fez notar por todo o mundo no domingo.
Oleg Artemyev, um astronauta russo da Estação Espacial Internacional, partilhou na sua página do Twitter quatro fotos da Super Lua, fenómeno que se fez notar ontem nos céus portugueses e de todo o mundo. Oleg conseguiu captar o momento em que a Lua se esconde atrás da Terra, num verdadeiro "pôr-de-lua".
Esta é a segunda e a mais expressiva das três Super Luas previstas para se verificarem este ano. A primeira ocorreu a 12 de julho e a última vai acontecer a 9 de setembro.
As super luas ocorrem quando a fase de lua cheia coincide com a passagem da Lua, na sua órbita de 27,32 dias em torno da Terra, no ponto mais próximo entre os dois astros. Nestas ocasiões o disco lunar surge maior no céu.
A Super Lua captada por Oleg coincide com a chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos mais esperados do calendário astronómico, cuja observação pode, no entanto, ser inviabilizada pelo brilho invulgarmente intenso da Lua. Dr. Bill Cooke da NASA confirma que, de facto, o "brilho lunar deve apagar o pano de fundo negro necessário para ver meteoros, e reduz drasticamente a possibilidade destes serem observados."


 

Sem comentários:

Enviar um comentário