Estudo com crianças de meios desfavorecidos nos EUA mostrou que elas desenvolvem as áreas cerebrais da linguagem após dois anos de treino musical
Estudar música e tocar um instrumento melhora o desempenho escolar das crianças de meios desfavorecidos, com efeitos positivos concretos e mensuráveis na concentração e na linguagem, incluindo na escrita e na leitura. A conclusão é de um estudo de psicólogos e neurocientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, ontem divulgado numa conferência da American Psychological Association, em Washington.
Os resultados do estudo não surpreendem Cláudia Paiva, responsável na Câmara de Lisboa pelo programa Orquestra Gerações Lisboa, iniciado há três anos, que abarca três escolas da capital. "Há mudanças positivas no comportamento das crianças, elas aprendem a ouvir e ficam mais atentas", diz. Um estudo de 2012 do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, confirma isso e verifica um aumento da autoestima e da motivação das crianças para a escola.
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Os resultados do estudo não surpreendem Cláudia Paiva, responsável na Câmara de Lisboa pelo programa Orquestra Gerações Lisboa, iniciado há três anos, que abarca três escolas da capital. "Há mudanças positivas no comportamento das crianças, elas aprendem a ouvir e ficam mais atentas", diz. Um estudo de 2012 do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, confirma isso e verifica um aumento da autoestima e da motivação das crianças para a escola.
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